Conheça os sete benefícios do chimarrão e tire dúvidas

O chimarrão é feito a partir da erva-mate, uma planta nativa da América do Sul. Também é misturado com diferentes chás, como anis, verde, hortelã e outros.

Sete benefícios do chimarrão
1 – Elimina a fadiga – O chimarrão possui alcaloides, sendo o principal a cafeína. Eliminando assim, o cansaço, tanto físico como mental.
2 - Digestivo – A erva-mate possui propriedades digestivas, laxativas, combatendo a constipação intestinal.
3 - Diurético – Como o chimarrão é tomado quente (60 a 75ºC), fortalece ainda mais a capacidade diurética. Beneficia quem tem retenção de líquidos.
4 - Contém sais minerais – A erva-mate possui minerais: ferro, fósforo, potássio e manganês, completando a dieta.
5 - Possui antioxidantes: A erva-mate possui compostos fenólicos, que combatem o envelhecimento celular.
6 – Auxilia na regeneração celular – Os bioativos do chimarrão, ajudam na manutenção de nossas células.
7 – Estimula atividade física – Além de aquecer e eliminar a fadiga, irá proporcionar mais energia na hora de enfrentar uma atividade física.

Quantidade diária recomendada
Não existe uma regra geral, pois as necessidades e tolerâncias variam para cada pessoa. Em geral, os chás diuréticos. como a erva-mate. podem ser utilizados em doses altas. sem problemas. O excesso é eliminado pela urina.

Quem toma chimarrão, pode praticar atividades físicas tranquilamente?
Deve. A atividade física é muito benéfica à saúde, para todas as idades e todas as pessoas.

Existe algum período antes do exercício em que se deve evitar o chimarrão? E depois da atividade física?
Antes da atividade física, seu consumo se torna benéfico em razão da presença da cafeína. Amplia a energia e a capacidade de desenvolver as atividades físicas, é um excelente estimulante. No pós-treino, não é interessante sua utilização, pois o organismo já perdeu líquidos durante a atividade física, e o chimarrão, por ser diurético, não irá hidratar o corpo.

É possível tomar chimarrão durante a atividade física?
Não existem problemas referentes à nutrição. Em algumas modalidades, sua utilização se tornará difícil. Claro, que a degustação do chimarrão deverá ser em um momento de pausa, e não simultaneamente com a atividade, evitando assim um possível acidente.

SUPERDICA DA NUTRI
O chimarrão é diurético, ou seja, auxilia o corpo na eliminação de líquidos. Dessa forma, ele não hidrata o corpo, ao contrário do que muitos pensam. Desta forma, não pode ser substituído pela água pura, em temperatura ambiente.

Fonte: ClicRBS